Orientações sobre exames

Antes de coletar os materiais que serão analisados no seu exame, é preciso ficar atento à preparação exigida por cada procedimento. Isso porque, se essas condições não forem observadas, os resultados podem ser modificados e gerar interpretações incorretas.

Os exames têm que ser feitos sempre pela manhã?

Não, para a maioria deles não é necessário. Grande parte dos exames pode ser realizada à tarde, desde que sejam obedecidas, quando solicitadas, preparações como jejum e repouso.

Posso tomar medicamentos antes de realizar exames?

É importante verificar se o exame exige a suspensão de medicamentos, de uso contínuo ou não, ou se você deve apenas indicá-los ao médico ou à equipe do laboratório. Isso porque alguns medicamentos, como anticoagulantes, por exemplo, são capazes de modificar completamente o resultado do exame. Os de uso contínuo, no entanto, só podem ser interrompidos com autorização do médico.

Para a coleta de urina e fezes é necessário estar em jejum?

Não, e isso vale para todos os tipos de exame de urina e fezes.

Posso fazer exercícios físicos antes de realizar exames?

A indicação é evitar a prática de esforços e exercícios físicos antes e também depois da realização de exames.

É necessário que seja a primeira urina da manhã?

Apenas se o seu médico solicitar, se não, a urina pode ser coletada em qualquer horário do dia. Em alguns casos, para certos tipos de exame, é necessário ficar de 2 a 5 horas sem urinar.

Preciso alterar a alimentação de alguma forma?

A alimentação também pode influenciar nos resultados, por isso, informe-se se é preciso fazer algum tipo de dieta e sobre os alimentos que devem ser evitados e os que são indicados ingerir antes do exame. Normalmente, também é recomendada a não ingestão de bebidas alcoólicas por pelo menos 24 horas antes da coleta.

Posso beber água durante o jejum?

Sim, normalmente.